“Não existe nobreza sem generosidade, assim como não existe sede de vingança sem vulgaridade.” Joseph Roth

Não conhecia esta frase. Ela é citada em páginas que falam de vingança... engraçado pensar que uma citação que começa falando de nobreza e generosidade esteja em páginas assim... vai entender...

Vingança não é sentimento de amigo. Nem é sentimento de Deus e nós aprendemos isso quando Seu filho nos pediu para dar a outra face. Já pensou se Jesus fosse vingativo? Sendo Filho de Deus, passando por tudo o que passou… Caramba, melhor nem pensar!

O que me interessa é saber que, realmente, não há nobreza sem generosidade. Alguns dicionários citam a nobreza como um título herdado ou concedido, outros também citam a dignidade e a retidão de uma pessoa mas para mim a generosidade é a melhor palavra para definir um nobre amigo. A generosidade é linda. A generosidade é calma. A generosidade é muito do que o mundo precisa pra desacelerar, olhar mais pro lado e menos pra frente. Não tô negando a evolução da sociedade, ao contrário: acredito que devemos olhar pra frente, progredir, evoluir com a preocupação com os que progridem e evoluem menos ao seu redor pode resultar em crescimento aos que estão ficando para trás. A nobreza me lembra criança que brinca livre, sem se preocupar com o coleguinha que pode ou não pegar o seu brinquedo, ao contrário, oferece o brinquedo a um coleguinha que acabou de conhecer, só pra compartilhar. É isso: nobreza, generosidade, são parceiras da partilha.

Quero partilhar com vocês um momento de gratidão. Estou muito agradecida a Deus por mais uma missão que Ele me confiou, que é trabalhar na Pastoral da Música da Arquidiocese de Brasília. Estamos em vias de concluir o Festival Música & Cia, que tem sido profundamente gratificante pelo aprendizado que vem junto. Já tinha trabalhado em festivais de música católica mas foram diferentes deste. Por vários motivos, foram diferentes. Eu nem achava que era capaz de ter gás pra tudo isso, mas o Dono da energia me deu cota extra! Tô gastando! Nesse pacote eu conheci um rapaz nobre. Ele é nobre por título herdado de seus pais, é nobre por ser filho de Deus e é nobre por ele mesmo. Porém a generosidade de Leonardo Nobre é algo que me assusta! O Leo, como é carinhosamente chamado por todos, tem uma alegria, uma energia e ao mesmo tempo uma tranquilidade que – até parece – não combinam!… Ele até tem seus momentos de preocupação mas são tão suaves que eu pareço uma neurótica com as minhas angústias! Obrigada Leo por compartilhar sua nobreza conosco.

Se você quer conhcer um pouco do festival, vá em www.pastoraldamusica.com.br

Deixe um comentário