
Va’, pensiero, sull’ali dorate.
Va’, ti posa sui clivi, sui
coll,
ove olezzano tepide e molli
l’aure dolci del suolo natal!
Del
Giordano le rive saluta,
di Sionne le torri atterrate.
O mia Patria, sì
bella e perduta!
O membranza sì cara e fatal!
Arpa d’or dei fatidici
vati,
perché muta dal salice pendi?
Le memorie del petto riaccendi,
ci
favella del tempo che fu!
O simile di Solima ai fati,
traggi un suono di
crudo lamento;
o t’ispiri il Signore un concento
che ne infonda al patire
virtù
che ne infonda al patire virtù
al patire virtù!
http://letras.mus.br/luciano-pavarotti/85728/traducao.html
Hoje amanheci melancólica… um sentimento de saudade sei lá do que… uma vontade de rever algo, estar com alguém, voltar pra casa…
Estava me arrumando ouvindo o rádio e entre todas as notícias mundiais, uma foi importante: dia 28 próximo, Bento XVI vai se mudar.
Assim como diz a letra desta música, meu pensamento foi até Roma. Voltei ao calor daquela cidade inacreditável, às emoções compartilhadas com os peregrinos da JMJ 2011. Me vi de novo na Capela Cistina, onde por obediência, não fiz uma foto sequer… Imaginei a arrumação do local, as providências para que todos os que vão participar Conclave, não sintam falta do mundo cá fora. Ah quem diga: coisas de Marta! Sim, Marta que preferiu cuidar das coisas do serviço ao invés de ficar com a melhor parte. Queria saber porque Marta agiu assim…
E assim meu pensamento seguiu, pensando no meu querido pai na fé, Padre João Cuccui, que se depara com processo eleitoral, mudança no Vaticano… Meu pensamento continuou vagando e por fim parou no Coliseu. Palco de sofrimento para cristãos, hoje local de visitação, monumento inigualável… Me lembrei que no dia que estivemos lá, o coração dos peregrinos pulsava forte por estar ali, mas, repentinamente, algumas de nós começou a entoar o Glória! Nos olhamos, rimos muito e cantamos juntas até o fim! Para nós, entoar o Glória naquele local, foi o mesmo que dizer: vencemos! Cristo morreu por nós e vencemos! Somos de Cristo com o coração ardendo de tanto amor! E mais uma vez, volta toda a emoção daquele momento… Sim, somos vencedores! Cada um sabe o que passou por ser peregrino… Teremos mudanças no caminho, coisas serão ditas sobre nós, sentiremos dores e lamentaremos mas venceremos! Só Deus sabe o que vem por ai, mas seja lá o que for, Deus é conosco! Outras Jornadas virão! E nós, seremos peregrinos até o fim.
Esta foto foi feita por Mônica Eva em meio digital, durante o mês de agosto de 2011, onde os 12 peregrinos estiveram depois da Jornada Mundial da Juventude.