Antes da tensão…

Vai ficar tenso

Minutos que antecedem à tensão da corda, passando por isso, vem o som… Se o instrumento está afinado, o som pode até ser bom. Se o instrumentista sabe o que faz, o resultado pode até agradar… No caso, nem parece que há tensão, ao contrário, há delicadeza no toque e os dedos que não participam do momento, repousam suaves, acompanhando o movimento.

Assim somos nós nos momentos de tensão. Deus toca nas nossas vidas, com extrema delicadeza, e até deixa “os outros dedos” prontos para tocarem também, mas desde que seja com perfeita harmonia. Quando deixamos Deus agir, é assim. Depois da tensão, vem um resultado. Como na música, que há quem não goste do timbre da guitarra, na vida há quem não goste dos toques de Deus. Tem até quem queira tocar o instrumento no lugar Dele, que, como bom anfitrião, passa a bola! Ou nesse caso, o instrumento. Ai, se o instrumentista não sabe o que faz, ou o som não sai, ou sai muito ruim!

A cada dia eu vejo – e ouço – isso muito claramente. Deus nos dá a oportunidade de aprender a tocar um instrumento e nos permite, na nossa afobação que nem a minha a tocarmos sem ele. O resultado nunca é bom.

Esta semana ouvi a homilia mais curta e definitiva objetiva da minha vida. Era sobre o Evangelho de Lucas, 5 1-11 que fala da má pescaria que os apóstolos fizeram, antes de Jesus dar o comando. Em outras palavras a homilia foi: “Sabe porque a pesca não dava certo? Por que eles não tinham Jesus.” Nada mais foi dito, pois não precisava. Nem um argumento, nem um exemplo, nenhuma divagação. Apenas isso, eles não tinham Jesus. Quando Jesus deu o comando tudo deu certo! E nada do que acontecia ali era novidade, afinal, eles eram pescadores, mas precisaram do Mestre para dar o comando. Assim é comigo: posso até saber o que vou fazer, o que tenho que fazer. Mas o que devo fazer é pedir: Senhor, dê o comando!

Deixe um comentário