À margem do rio São Pedro, eu fotografei…

No cantinho...

Estou publicando esta foto, de novo, como minha singela homenagem ao povo ribeirinho, que conheci depois de adulta. Tenho grande respeito pela lida que eles tem. Meu primeiro contato foi no Pará, convivendo com imensos rios e igarapés, que são avenidas de grande fluxo de todo tipo de embarcação. Lá, tive uma experiência que marcou a minha forma de respeitar a natureza, quando, ao chegar na travessia do Rio Moju, precisei esperar a maré baixar e subir, para chegar à outra margem, por cerca de 6 horas… Num outro momento, morei em Teófilo Otoni, onde conheci parentes e amigos do meu marido e TODOS mantinham alguma relação com o Rio Todos os Santos, que atravessa a cidade; o Rio São Pedro e os riachos próximos, onde a pescaria era certa e o Rio Santo Antônio, quando, numa enchente, precisamos ajudar amigos que ficaram com a casa submersa.

Vendo as imagens da tragédia que aconteceu no dia 05.11.15, com o rompimento da barragem da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana- MG, me sinto triste. A lama com dejetos da mineração, ainda não chegou ao mar, que dista mais de 600 km. Os rios da região serão afetados. O ecossistema foi afetado. Alguns especialistas afirmam que o Rio Doce, que recebeu esse lamaçal, morreu. Outros afirmam que pode levar uma década para a recuperação. Não sabemos ao certo o que vai acontecer, só sabemos o que estamos vendo: outro lugar.

Deus permita que eu tenha vida e saúde para ver, de novo, outro lugar: diferente do atual, melhor, recuperado, renovado, pela força do povo que lá está.

Quem quiser ter uma noção melhor, veja em uma das fontes que eu vi: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/infografico-entenda-como-foi-o-rompimento-das-barragens-em-mg.html

A foto é de 2008 e a água estava barrenta mas por causa de chuva, sem ter acumulo de minério. Fica nas Gerais, mas não pras bandas do Rio Doce. Este é o Rio São Pedro, que passa pelas terras de Pedro Versiani, distrito de Teófilo Otoni, município de Minas Gerais. Fiz a foto voltando da casa de Breno e Rita, achei que eu ficava bem na foto, nessa paisagem… eu gostei! Usei filme, ASA 200 na Canon 3000N. A primeira vez que publiquei esta foto foi em 26 de novembro de 2008. Hoje é 17 de novembro de 2015.

2 comentários sobre “À margem do rio São Pedro, eu fotografei…

Deixe um comentário